Processo será dividido em três partes, com Teerã começando a trégua, seguido por Tel Aviv 12 horas depois; por fim, conflito será dado como encerrado
Israel e Irã entraram eu um acordo de cessar-fogo, informou o presidente Donald Trump, nesta segunda-feira (23). “PARABÉNS A TODOS! Foi plenamente acordado entre Israel e Irã que haverá um CESSAR-FOGO completo e total”, acrescentando que em aproximadamente 6 horas a partir, desde a publicação da e “quando Israel e Irã tiverem se acalmado e concluído suas missões finais em andamento” a guerra será considerada encerrada. “Oficialmente, o Irã iniciará o cessar-fogo e, na 12ª hora, Israel iniciará o cessar-fogo e, na 24ª hora, o fi Oficial da guerra da 12 dias será saudado pelo mundo”, explicou Trump. De acordo com o republicado, durante cada cessar-fogo, o outro lado permanecerá pacífico e respeitoso. O presidente dos Estados Unidos parabenizou Israel e Irã por terem “resistência, coragem e inteligência para encerrar a guerra”. “Poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não destruiu e nunca destruirá! Deus abençoe Israel, Deus abençoe o Irã, Deus abençoe o Oriente Médio, Deus abençoe os Estados Unidos da América e Deus abençoe o Mundo”, finalizou Trump.
A guerra entre Irã e Israel que começou no dia 13 de junho, escalou no sábado (21), manhã de domingo (22) no Irã e Israel, com os Estados Unidos bombardearam três instalações nucleares do Irã e destruíram os espaços. Muitos sonharam em colocar um ponto final no programa nuclear, mas ninguém conseguiu”, disse Pete Hegseth, acrescentando que o programa nuclear do Irã foi devastado e que os ataques não visaram atingir o povo, e sim as instalações. “A operação foi brilhante e mostrou que os Estados Unidos voltaram e que quando o Trump fala, todos têm que parar para ouvir, somos a força mais poderosa do mundo”, disse o secretário de Defesa dos EUA.