Presidente participa da 66ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul na quinta em Buenos Aires, quando assume a presidência do bloco

O Brasil assume, nesta semana, a presidência do Mercosul com o desafio de destravar o acordo comercial com a União Europeia. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em viagem à França na primeira semana de junho, disse na presença do presidente francês, Emmanuel Macron, que não deixaria o cargo sem fechar o acordo com o bloco econômico.

Na ocasião, o chefe do Palácio do Planalto pediu para Macron “abrir o coração para a possibilidade de fazer esse acordo com o nosso querido Mercosul”. O francês é um dos principais opositores ao acordo e disse haver uma “discrepância na regulamentação” entre os países da União Europeia e do Mercosul.

Lula participa na quinta-feira (3) da 66ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em Buenos Aires, na Argentina. O evento, que reúne os líderes dos países membros e associados para discutir temas prioritários do bloco, também marca o encerramento da presidência pro tempore da Argentina e a transferência para o Brasil.

O Brasil também pretende priorizar o fortalecimento da Tarifa Externa Comum, a incorporação dos setores automotivo e açucareiro ao regime comercial do bloco e o avanço em medidas que consolidem a união aduaneira. Também será discutida a incorporação de novos códigos na Letec (Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum).

Brasil assume presidência do Mercosul até o fim do ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *