Após reunião emergencial, Anwar Ibrahim confirmou que os países iniciarão trégua a partir da meia-noite desta segunda-feira (28)
Tailândia e Camboja vão iniciar um cessar-fogo incondicional a partir da meia-noite desta segunda-feira (28), anunciou o primeiro-ministro malaio, Anwar Ibrahim. “Tanto o Camboja quanto a Tailândia chegaram a um entendimento comum da seguinte forma: primeiro, um cessar-fogo imediato e incondicional que entrará em vigor à meia-noite do horário local, meia-noite de hoje, 28 de julho de 2025”, disse Anwar após mediar as negociações entre os dois países na Malásia. Após quase dois meses de tensão, o confronto entre os Exércitos de ambos os países explodiu na manhã de quinta-feira (24) e ganhou intensidade rapidamente. Ambos os países acusam o outro de iniciar a contenda. Os combates continuaram nesta sexta-feira e se estenderam a 12 pontos da fronteira.
Os países convocarão uma reunião de comandantes regionais dos lados cambojano e tailandês na terça-feira, 29 de julho, segundo a Malásia, que mediou as negociações de paz.
O primeiro-ministro do Camboja, Hun Manet, e o primeiro-ministro tailandês em exercício, Phumtham Wechayachai, se encontraram na residência oficial do premiê em Putrajaya, ao sul da capital da Malásia, Kuala Lumpur.