Deputada licenciada estava na lista vermelha da Interpol
A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na tarde desta terça-feira (29) na Itália.
Zambelli foi condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e inserção de documentos falsos, em 2023.
Em julho, seu nome foi incluído na lista de procurados da Interpol, o que permitiu a cooperação internacional para sua localização e eventual prisão fora do Brasil.
A parlamentar foi localizada em Roma com ajuda do deputado italiano Angelo Bonelli; Brasil já havia solicitado extradição após condenação no STF
Zambelli foi localizada em Roma com o auxílio do deputado italiano Angelo Bonelli, que relatou em sua conta na rede social X (antigo Twitter) ter informado às autoridades o endereço da ex-deputada. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu o parlamentar.
A prisão ocorreu após agentes da polícia italiana confirmarem a identidade da deputada no local indicado. O Ministério da Justiça do Brasil já havia enviado, de forma oficial, o pedido de extradição à Itália, considerando Zambelli foragida desde a decisão do STF, que também resultou na cassação de seu mandato.